skip to Main Content

Empresa paranaense de soluções em TI voltadas a restaurantes expande para o Rio Grande do Sul

ACOM Sistemas, que em 2022 já havia ampliado portfólio de clientes para o Distrito Federal, segue em processo de crescimento

Foodtech que desenvolve soluções em ERP especializadas em bares, restaurantes e similares, a ACOM Sistemas terminou 2022 dando mais um passo em seu processo de expansão. Fundada no Paraná e com sede em São Paulo, nesse último ano já tinha ampliado seu portfólio para o Distrito Federal e atualmente está conquistando o mercado do Rio Grande do Sul.

O mais curioso é que, embora seja um negócio de elevado grau tecnológico, a chegada ao estado gaúcho deu-se pela mais elementar e tradicional forma de propaganda: o famoso e infalível “boca a boca”. “Um cliente foi indicando a ACOM para outro, aos poucos nossa marca foi chegando, e agora estamos presentes no Rio Grande do Sul também”, conta o CCO da foodtech, Eduardo Ferreira.

Tanto que, conforme explica Ferreira, a expansão para o extremo Sul brasileiro não estava nos planos para o curto prazo. Todavia, as circunstâncias colocaram novas oportunidades no horizonte. “Não foi algo inicialmente planejado. Mas clientes de nossa base indicaram-nos [a estabelecimentos gaúchos], e aí sim traçamos estratégias com foco nesse mercado”, explica o executivo da ACOM Sistemas.

Nesse movimento, já são quatro os clientes da ACOM sediados no Rio Grande do Sul: a indústria de alimentos Di Paolo; a rede de restaurantes (galeterias) Di Paolo; o grupo JPLP (galeteria Mamma Mia); e o restaurante Valle Rustico.

O carro-chefe da ACOM é o ERP EVEREST, descrito como uma plataforma altamente tecnológica, flexível e integrável que atua sobre os principais desafios da gestão do food service, entregando produtividade, redução de custos, controles efetivos e resultados.

O EVEREST funciona como SaaS, ancorado em uma infraestrutura de data center de padrões internacionais, e suas funcionalidades abrangem desde o processo de vendas, passando pela gestão de compras e estoque, seguindo pelo financeiro, até chegar à contabilidade do negócio. Por meio de machine learning e RPA, o EVEREST automatiza grande parte dos seus processos, conferindo agilidade, segurança e uma simplificação dos principais desafios da gestão food, principalmente no que diz respeito ao complexo regramento fiscal e tributário brasileiro.

Sem contar os inúmeros indicadores e relatórios que a plataforma gera com base nos resultados dos processos. “Por exemplo”, cita Ferreira, “o sistema centraliza dados e informações em um único local. São dados financeiros e contábeis da cadeia de suprimentos, compras, resultados de vendas, que são integrados à um BI [Business Intelligence], em que é possível obter uma análise completa de como anda o negócio. Ou seja, auxilia na tomada de decisões por parte dos gestores”.

Outro exemplo de como o EVEREST contribui na operação é a possibilidade de calcular com mais precisão o chamado CMV — Custo da Mercadoria Vendida. Especialmente para bares, restaurantes e similares, esse é um grande desafio para os gestores. “O sistema analisa os custos de compra e mostra quanto o estabelecimento está gastando com cada produto no estoque. Temos casos de clientes que reduziram em 10% o CMV, o que representa aumento na lucratividade”, sublinha o executivo da ACOM Sistemas.

Padronização da composição de pratos por meio de ficha técnica, redução de custos e desperdícios; conciliação automatizada dos recebíveis, otimização do processo de compras, controle inteligente do estoque, emissão e transmissão das SPEDs são outras funcionalidades proporcionadas pela solução.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a ACOM Sistemas: https://acomsistemas.com.br/.

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top