skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

e-INPI | Pedidos de registro de marca de posição

Foi publicada, hoje (16), no Diário Oficial da União, a Portaria/INPI/PR n° 71, de 7 de novembro de 2022, que disponibiliza no Sistema Eletrônico de Gestão da Propriedade Industrial ( e-INPI) o peticionamento relativo a requerimentos de pedidos de registro de marca de posição, disciplinado pela Portaria INPI/PR n° 8, de 17 de janeiro de 2022.

A PORTARIA

A medida estabelece que o peticionamento relativo a pedidos de registro de marca de posição poderão ser feitos pelo Sistema Eletrônico de Gestão de Propriedade Industrial (e-INPI), conforme disciplinado na Portaria INPI/PR n° 8/2022.

A marca de posição é o conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que:

  • seja formado pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte; e
  • a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional.

Antes da disponibilização do formulário de peticionamento, os usuários utilizavam o formulário referente às marcas tridimensionais.

A medida entra em 8 de novembro de 2022.

Segue em anexo a íntegra da Portaria.

Atenciosamente,

Ítalo Nogueira – Presidente da Federação Assespro
Lucas Ribeiro – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

PL 4486/2019 – Universalização dos serviços de telecom às pessoas com deficiência | CCOM: Apresentado Parecer

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
O deputado Cezinha de Madureira (PL/SP) apresentou parecer favorável ao PL 4486/2019, no âmbito da Comissão de Comunicação.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 31 de agosto a 4 de setembro de 2026

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 31 de agosto a 4 de setembro de 2026.
Continue lendo
Back To Top