skip to Main Content

Digitalização da administração tributária | GTALDIG promove nova audiência pública

O Grupo de Trabalho sobre Alternativas Digitais de Tributação e Desburocratização (GTALDIG) da Câmara dos Deputados promoveu, nessa terça (20), audiência pública para debater a digitalização no âmbito da administração tributária.

O evento contou com a participação de representantes da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco Nacional); da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); do Instituto de Direito Público (IDP); da Associação dos Analistas de Tecnologia da Informação do Governo Federal (ANATI); e do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT).

Na ocasião, diversos palestrantes destacaram os benefícios e desafios da transformação digital do Governo Federal, mencionando a evolução de processos e documentos eletrônicos na administração pública.  

Nesse sentido, a Unafisco Nacional abordou a trajetória do processo de digitalização da Receita Federal, destacando seus esforços em instrumentalizar sistemas inteligentes, caracterizando seu pioneirismo na área.

Já o IDP tratou dos casos de sucesso na utilização de meios eletrônicos nos serviços públicos, abordando também a temática dos dados digitais e seu aproveitamento na elaboração de políticas públicas inteligentes. No tema tributário, sugeriu a utilização de tecnologias para a construção de uma política tributária progressiva.

Por fim, aprofundando as questões tributárias, a ANFIP, a ANATI e o ENCAT trataram dos projetos de digitalização necessários para a simplificação tributária, auxiliando na execução de diversos mecanismos propostos no âmbito da reforma tributária.

Clique aqui e acesso o relatório da audiência e as apresentações dos palestrantes.

 

Atenciosamente,

 

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro
Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top