skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Consultas Públicas | ABNT – Sistemas de Inteligência Artificial

Informamos que está aberta a seguinte consulta de possível interesse:

  • Consulta Nacional ABNT – Avaliação de impacto de sistemas de IA.
Consulta Nacional ABNT Consulta Nacional para Revisão de NBRs
    • Quando surge a necessidade da normalização de determinado tema, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) encaminha o assunto ao Comitê Técnico responsável, onde será exposto aos diversos setores envolvidos. Uma vez elaborado o Projeto de Norma com o assunto solicitado, ele é então submetido à Consulta Nacional.

    • Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema, é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora:

    1. a aprovação do texto como apresentado;
    2. a aprovação do texto com sugestões; ou
    3. sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

    • Nesse sentido, informamos que se encontram abertos no âmbito da Consulta Nacional da ABNT, os seguintes novos projetos de revisão NBR, de interesse da indústria da construção, que seguem:

     

    Energia. Eletroeletrônica. Tecnologia da informação e comunicações (1)

     

    ABNT/CB-021 Tecnologias da Informação e Transformação Digital (1)

    • Para votar no Projeto, basta seguir as instruções abaixo:

    • Clique no link do projeto “ABNT NBR xxx”;
    • Digite seu e-mail e senha, caso não esteja cadastrado digite seu e-mail em “fazer seu cadastro na ABNT”; e
    • Você terá a opção de visualizar o projeto (disponibilizado aqui também) e votar.

Atenciosamente Deybson de S. Cipriano  – Presidente da Federação Assespro Adriano Krzyuy – Presidente da Assespro-PR  

Veja também:

PL 3211/2025 – Incentivos a provedores regionais de internet | CFT: Apresentado parecer

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
O deputado Cleber Verde (MDB/MA) apresentou parecer pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária do PL 3211/2025.
Continue lendo

PL 177/2024 – Campanha de Conscientização e Prevenção contra Crimes Cibernéticos | CFT: Apresentado Parecer + Pronto para a Pauta

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
O deputado Merlong Solano (PT/PI) apresentou parecer pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária do PL 177/2024 do substitutivo da CE e do PL 349/2024.
Continue lendo
Back To Top