skip to Main Content

Conectividade Significativa | Seminário aborda universalização da internet

A Câmara dos Deputados promoveu, no âmbito das Comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), de Comunicação (CCOM) e de Educação (CE), seminário sobre o tema “Conectividade Universal e Significativa: o poder do digital transformando o Brasil”. Em atendimento aos Requerimentos dos deputados Amaro Neto (REP/ES) e Luisa Canziani (PSD/PR), o evento contou com a participação de 27 expositores, representantes de órgãos públicos, academia e entidades afetas ao tema. O seminário foi dividido em sessões com os seguintes subtemas:

  • Sessão 1 | Diagnóstico da conectividade no País: infraestrutura, velocidade e cobertura;
  • Sessão 2 | Parcerias e possibilidades para financiar infraestrutura e criar um ambiente pró-universalização; e
  • Sessão 3 | Alfabetização digital: práticas, experiências e os desafios de ir além no uso das tecnologias na educação.

Em linhas gerais, houve consenso quanto a necessidade de investimentos em infraestruturas de telecomunicações, letramento digital e em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Para subsidiar as apresentações, foram apresentados dados referentes à PNAD Contínua 2016-2022, do IBGE, e à pesquisa TIC Domicílios 2023, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que apontaram para o aumento do uso da internet no Brasil e da sua velocidade média com preponderância do uso de smartphones e inclusão os idosos no meio digital. Nesse sentido, os expositores argumentaram favoráveis à iniciativa da universalização da conexão significativa, contudo, pontuaram que ela deve estar acompanhada de políticas para sanar problemas ainda existentes de acesso à energia elétrica confiável e combate às desigualdades inerentes da distribuição de internet mesmo nas regiões mais economicamente vantajosas.

Ademais, diversas iniciativas governamentais e de entidades foram citadas, como o Rural + Conectado (diagnóstico e implementação de tecnologias no campo), Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec – para ampliação da internet nas escolas) e o Programa Aluno Sempre Conectado (Ascon – conexão a alunos para além do ambiente escolar). Para além dessas ações, os Fundos para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) também foram destacados como fontes importantes de recursos para a concretização da universalização da conectividade significativa.

Clique aqui e acesse o relatório do seminário.


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top