skip to Main Content

Conecta Startup Brasil seleciona 50 empresas-âncoras para resolver problemas reais

Foi aberta a chamada para startups do Programa Conecta Startup Brasil 2ª edição. O edital vai escolher 100 equipes empreendedoras em estágio inicial interessadas em tirar suas ideias do papel. Os projetos aprovados podem receber até R$ 90 mil e serem desenvolvidos em parceria com uma pequena, média ou grande empresa.

O Conecta tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro nas 5 regiões ao aproximar demandas do setor produtivo e startups. O programa do MCTI é feito em parceria com a Softex, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As startups escolhidas pelo Conecta também passam por uma ação de capacitação e mentoria com profissionais de mercado. As inscrições vão até 4 de agosto e podem ser feitas pelo link https://airtable.com/shrS2bu6XT5ZPlZzy.

O Conecta também tem aberto um edital que seleciona 50 empresas-âncoras com desafios tecnológicos a serem resolvidos pelas equipes empreendedoras. As inscrições vão até 31 de julho e a participação é gratuita para empresas de todos os segmentos e tamanhos. O link para se inscrever é https://airtable.com/shrxB70ssdrSM9TO8.

Ruben Delgado, presidente da Softex, pontuou as dificuldades das startups em terem acesso a empresas maiores: “As startups têm uma barreira para chegar na grande empresa. Esse programa quebra esse empecilho. Na primeira edição, empresas como Bosch, 3M, Vale, acreditaram nesse projeto”.

Já Igor Calvet, presidente da ABDI, falou sobre o desafio de aumentar a taxa de sucesso das startups: “Nós temos um grande desafio, que é juntar o conhecimento científico da academia, o empreendedorismo e as necessidades da indústria. Estamos falando de pré-aceleração, de ideias que podem ou não dar certo. Esse programa tem o condão de aumentar a taxa de sucesso dessas empresas”.

Em sua primeira edição (2020/2021) o Conecta Startup Brasil capacitou e investiu em mais de 600 empreendedores em 100 startups, conectando-os a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas, em 23 áreas temáticas e contou com a participação de Vale, 3M, Bosch, Natura e Johnson&Johnson. Confira os editais para equipes empreendedoras e empresas no link https://conectastartupbrasil.org.br/edital/ 

Fonte: Convergência Digital

Veja também:

Agenda Legislativa de 13 a 17 de maio de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 13 a 17 de maio de 2024.
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 20/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 13 a 17 de maio.
Continue lendo
Back To Top