skip to Main Content

Chamada Pública | Finep/MCTI – Soluções de IA para o Poder Público (1ª Rodada)

Informamos que encontra-se aberta a seguinte chamada pública de possível interesse:

  • Finep/MCTI — Soluções de IA para o Poder Público – 1ª Rodada;
Chamada Pública nº 16 (link)
Finep/MCTI | Soluções de IA para o Poder Público – Rodada 1
  • Objetiva desenvolver soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), para aplicações em Desafios Tecnológicos de entidades do Poder Público Federal (1ª Rodada – Govtec).
  • A iniciativa vai destinar R$ 36 milhões em subvenção para apoiar startups em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) para o desenvolvimento de soluções de IA para solucionar 12 desafios tecnológicos de 3 órgãos públicos: MAPA, ANS e Anvisa.
  • As soluções englobam o uso da inteligência artificial para análise de dados, processos, cadastros, fiscalização e ferramentas de atendimento ao cidadão.
  • As propostas devem ser submetidas por startups, que atenda, os requisitos expostos no edital, e serão apoiados os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico. Os recursos de subvenção econômica deverão ser aplicados em projetos de risco tecnológico cujas atividades estejam compreendidas entre os níveis de maturidade tecnológica (TRLs) 3 a 8, sendo que os projetos devem necessariamente prever o atingimento do TRL 8 (sistema qualificado e finalizado).
  • Como exemplos de alguns dos desafios tecnológicos a serem apoiados, podem ser citados:

o    ANS

»         Desafio: Uso de IA para análise de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde;

»         Problema: Mais de 70 mil documentos de respostas a reclamações de usuários foram preparados por 50 analistas no ano de 2021;

»         Resultado esperado: Atingir 75% das reclamações avaliadas por meio de análises automáticas.

o    Anvisa

»         Desafio: IA para avaliação de autorizações de funcionamento de empresas;

»         Problema: Mais de 30 mil solicitações de autorização de funcionamento de empresas são realizadas por ano e precisam ser analisadas;

»         Resultado esperado: Redução de pelo menos 75% do tempo médio de conclusão dos pedidos

MAPA

»         Desafio: Uso de IA para análise de dados e documentos de certificação de pescadores;

»         Problema: O trabalho de certificação dos produtos da pesca exige grande trabalho operacional e consulta a grande conjunto de bases;

»         Resultado esperado: Redução do tempo de análise em 99%; automação do processo de emissão do Certificado de Acreditação de Origem Legal (CAOL) em 90%.

  • O valor solicitado em cada proposta varia conforme o desafio tecnológico, sendo que o valor máximo por projeto é de R$ 3,6 milhões. Será exigida contrapartida financeira das startups, sendo o mínimo de 1% do valor pleiteado.
  • Os interessados poderão enviar suas propostas, até o dia 12 de setembro, por meio do Formulários para Apresentação de Propostas (FAP), devidamente cadastrados aqui. O resultado final está previsto para 9 de dezembro. Dúvidas e orientações sobre o edital deverão ser encaminhadas ao e-mail drin@finep.gov.br.

Atenciosamente


Ítalo Nogueira – Presidente da Federação Assespro

Lucas Ribeiro – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022.
Continue lendo
Back To Top