skip to Main Content

CGI.br promove debate on-line sobre Internet, regulação e desinformação

O encontro faz parte de uma série de novas iniciativas da Escola de Governança da Internet (EGI) que se iniciará na quarta (1º de julho)

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre temas emergentes relacionados à governança da Internet e buscar consensos possíveis dos diferentes setores da sociedade, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizará, a partir da semana que vem, uma série de atividades on-line e gratuitas. A iniciativa é da Escola de Governança da Internet do Brasil (EGI), que teve suas atividades reformuladas em 2020, em respeito à necessidade de isolamento social.

A primeira série de encontros acontecerá de quarta (1º de julho) a sexta-feira (3), com transmissão pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos). Logo no primeiro dia, serão abordados conceitos técnicos sobre o funcionamento da Internet, importantes para contribuir com a construção de propostas regulatórias apropriadas. Na segunda aula, serão tratados os desafios da ponderação de direitos, no desenvolvimento de peças legislativas que visem a regular o fluxo de dados na rede. A partir disso, haverá um debate final sobre regulação das plataformas, buscando aproximar abordagens de diferentes setores em torno da construção de possíveis soluções que aprimorem o ambiente digital e incentivem a inovação, especialmente em um momento em que a Internet ganha ainda mais importância.

“Essa série de encontros é inspirada no programa do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil – a EGI –, adiada por conta das medidas de distanciamento social necessárias para conter o avanço da pandemia COVID-19. Com esses debates, estamos dando seguimento aos temas que estariam em discussão na EGI e ampliando diálogos, principalmente com foco no contexto do nosso país, que discute atualmente um projeto de lei sobre processos de desinformação da Internet que precisa ser amplamente debatido com toda a sociedade”, explica Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br.

Para programação e mais informações sobre os encontros, acesse https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/.

Anote na agenda
Encontro 1 – Fundamentos técnicos da Internet
Data: Quarta-feira (1º/7), das 17h às 18h
Especialista convidado: Antonio M. Moreiras (NIC.br)
Encontro 2 – Intermediários da Internet e liberdade de expressão
Data: Quinta-feira (2/7), das 10h30 às 11h30
Especialista convidado: Danilo Doneda (IDP)
Encontro 3 – Debate multissetorial sobre regulação de plataformas e desinformação
Data: Sexta-feira (3/7), das 15h30 às 17h30
Especialistas convidados: Marcos Dantas (CGI.br); Flávia Lefèvre (Intervozes); Edmundo Matarazzo (advogado); Miriam Wimmer (MCTIC) e Danilo Doneda (IDP)
Mais informações: https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/
Endereço da transmissão on-line de todos os encontros: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Fonte: cgi.br

Veja também:

Foco no Planalto – Edição 039/2022

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 3 a 7 de outubro.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 03 a 07 de outubro de 2022

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 03 a 07 de outubro de 2022.
Continue lendo
Back To Top