skip to Main Content

CE | Audiência Pública discute a educação midiática no Brasil

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal realizou, na quinta (29), audiência pública visando debater os desafios e perspectivas sobre a educação midiática no Brasil. O evento ocorreu em atendimento a requerimento do senador Flávio Arns (PSB/PR), e foi conduzido pelo senador Wellington Fagundes (PL/MT).

Estiveram presentes representantes: do Instituto Palavra Aberta; da SECOM/PR; da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), e do Canal Futura.

Em síntese, os representantes do Instituto Palavra Aberta, ABPEducom e do Canal Futura argumentam que a capacitação tanto de professores quanto de alunos sobre educação midiática é crucial para enfrentar a desinformação e promover uma cidadania plena, defendendo integração de disciplinas relacionadas a essa temática no currículo da educação básica.

Para Alexandre Sayad, merece destaque o impacto significativo da inteligência artificial (IA), que rotulou como “força estruturante na disseminação de desinformação”, enfatizando o debate em torno da regulamentação como um desafio de escala global.

Já o representante da SECOM, ressaltou os esforços do poder público em relação à temática, abrangendo a produção de materiais de referência sobre violência online e orientações para diálogos com crianças e jovens, bem como a promoção da segurança digital e educação midiática nas escolas, incluindo também a elaboração da Estratégia Brasileira de Educação Midiática.

Clique aqui e acesse o relatório da audiência e, abaixo, os links para acesso às apresentações disponibilizadas:

Atenciosamente


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top