skip to Main Content

CCS | Debates sobre o marco regulatório das inteligências artificiais

O Conselho de Comunicação Social (CCS), do Senado Federal, promoveu na última semana, sua 2ª reunião ordinária com a participação do ministro do STJ, Ricardo Cueva, bem como de representantes da academia, para discutirem o Marco Legal da Inteligência Artificial (IA). A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho, Miguel Matos.

Em suma, os expositores concordaram sobre a necessidade de regulação da matéria para proteger os direitos fundamentais, garantir a ética no uso dessas tecnologias e responsabilizar os envolvidos por eventuais falhas. Houve discussões sobre a definição do que são IAs e a necessidade de uma abordagem mais ampla e flexível.

Além disso, foram destacados temas como a proteção dos direitos autorais, o combate à desinformação e a importância da educação sobre o uso responsável das IAs. A inclusão de agências regulatórias setoriais no debate e a busca por uma regulação internacional também foram mencionadas como pontos relevantes a serem considerados, bem como o impacto na empregabilidade em setores afetados pela tecnologia.

Complementarmente, o Senado Federal aprovou na última semana a criação de 3 novas Comissões Permanentes, dentre elas a de Comunicação e Direito Digital (CCDD), que terá competência para deliberar sobre matérias atinentes à inteligência artificial. Desta forma, tanto a CCDD quanto a de Ciência e Tecnologia (CCT), poderão contribuir para o debate. No entanto, o PL 2338/2023 (sobre o uso da inteligência artificialdeverá ser analisado por Comissão Especial.

 

Clique aqui e acesse o relatório da reunião

 

Atenciosamente,

 

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro
Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top