skip to Main Content

Assespro pede alternativas para TI na reforma tributária

A Assespro Nacional disparou nesta quarta, 11/3, uma mobilização junto a parlamentares para defender ajustes na proposta de reforma tributária nos termos da PEC 45/19. Como ressalta a entidade, a unificação dos tributos no novo IBS, Imposto sobre Bens e Serviços, com adoção de uma alíquota única de 25% representa um aumento de 189% na carga tributária das empresas de TI. 

“Como a maioria das empresas paga ISS e PIS/Cofins, ir para 25% é um salto muito grande, especialmente para um setor no qual o principal insumo é a mão de obra, que não tem direito a créditos como acontece com os insumos da produção industrial, por exemplo”, destaca o vice presidente de comunicação da entidade, Victor Coachella. 

“O setor de TI é formado principalmente por pequenas empresas, que não são beneficiadas por créditos quando fornecem serviço para outras empresas. Se houvesse um crédito sobre a folha de pagamento, por exemplo, já representaria um alívio para essa majoração”, insiste. Outra alternativa seria a adoção de uma alíquota diferenciada para o segmento. 

Assim, a agenda legislativa da Assespro aponta que: 

“Com profissionais especializados, de remuneração mais de duas vezes superior à média nacional, a folha de pagamentos é o maior insumo do setor de TI, dessa forma, sugerimos que os tributos que gravam a folha de pagamentos gerem crédito ou sejam desonerados (sem transição)”; e que 

“A adoção de alíquota única para o IBS tende a inviabilizar inúmeras empresas prestadoras de serviços em TI, neste sentido, propomos a adoção de alíquota diferenciada para empresas de software e prestadores de servições em Tecnologia da Informação.”

Fonte: Convergência Digital

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top