skip to Main Content

Anatel | Agência apresenta plano para melhoria da telefonia em Audiência no Senado

Na última terça-feira (22), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal promoveu uma Audiência Pública para discutir o plano de atuação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no que se refere à regulação e estratégias do setor de telefonia. O encontro, requisitado pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO), contou com a presença do presidente do Conselho Diretor da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.

Baigorri iniciou sua apresentação delineando a estrutura decisória da agência e detalhando o planejamento estratégico para os próximos anos. Destacou como desafios da Anatel o aprimoramento da conectividade e da qualidade dos serviços de telecomunicações no país. Para tanto, tem como metas, entre outros:

  • a expansão da cobertura móvel em rodovias;
  • promoção da conectividade;
  • fomento às habilidades digitais e à inclusão; e
  • a garantia de conectividade em escolas.

 

Ainda ressaltou a atuação da Anatel na promoção da competitividade no setor, que permitiu a entrada de mais de 30 mil empresas com o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC).

Futuramente, a Anatel planeja, em colaboração com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), instalar escritórios regionais em municípios do interior do Brasil para auxiliar empresários e fazendeiros na implementação de cobertura de internet, visando impulsionar seus negócios.

Durante a audiência, o senador Confúcio Moura questionou sobre a possibilidade de uma colaboração entre a Anatel e os Ministérios das Comunicações (MCom) e da Educação (MEC) para melhor compreender a situação das escolas em relação à conexão e energia elétrica. Em resposta, Baigorri afirmou que a Anatel está trabalhando em conjunto com as pastas e as operadoras para antecipar a cobertura em áreas consideradas desafiadoras até 2026.

 

Clique e acesse a íntegra do relatório.

 

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro
Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Agenda Legislativa de 20 a 24 de maio de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 20 a 24 de maio de 2024.
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 21/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 20 a 24 de maio.
Continue lendo
Back To Top