skip to Main Content

Agência Curitiba e TRE/PR assinam acordo de cooperação

A presidente da Agencia Curitiba, Cris Alessi e o presidente do TRE-PR, Tito Campos de Paula assinam convênio para desenvolvimento de aplicativos para votação on-line. Curitiba. 11/12/2020. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O Vale do Pinhão agora é parceiro do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) no desenvolvimento de novos processos e  tecnologias para as futuras eleições e rotinas do órgão eleitoral. A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; e o presidente do TRE/PR, desembargador Tito Campos de Paula, assinaram, nesta sexta-feira (11/12), acordo de cooperação técnica para avançar ainda mais na cultura da inovação dentro do TRE/PR. 

“O acordo de cooperação vai permitir que o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Curitiba desenvolva tecnologias e soluções úteis e diferenciadas para os processos eleitorais e nas rotinas do TRE/PR”, destacou Cris Alessi. Segundo ela, as inovações poderão ser propostas por startups e empresas de economia criativa interessadas em ajudar no avanço da “Justiça Eleitoral 4.0”.

O desembargador Tito Campos de Paula afirmou que o termo de cooperação entre o TRE/PR e a Agência Curitiba vai ajudar a compartilhar novos conhecimentos em favor do interesse público e social. “O TRE/PR existe para a sociedade e este convênio irá permitir que o Tribunal melhore seus processos internos e adote novas tecnologias da informação e comunicação”, justificou ele. O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE/PR e a Agência Curitiba farão a conexão do ecossistema de inovação de Curitiba à Justiça Eleitoral do Paraná. 

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE/PR e a Agência Curitiba farão a conexão do ecossistema de inovação de Curitiba à Justiça Eleitoral do Paraná. 

ODS

O termo de cooperação também prevê que as soluções tecnológicas propostas pelo Vale do Pinhão ao TRE/PR estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em concordância com os fundamentos do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Curitiba. “Através do acordo, vamos unir o conhecimento institucional e a inovação, ao abrir espaço para a participação cidadã na oferta de soluções e tecnologias alinhadas com a agenda 2030 da ONU”, acrescentou Cris.

Entre as primeiras ações que serão realizadas a partir do convênio está a implantação do  projeto “Justiça Eleitoral 4.0”, com realização de ações de integração do TRE/PR com o Vale do Pinhão, visando à propagação da cultura de ecossistema entre as equipes e estruturas do Tribunal em todo o estado. “A ideia é, realmente, integrar o TRE/PR ao ambiente do Vale do Pinhão, formado por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, startups e movimentos culturais e criativos”, contou a presidente da Agência Curitiba.  

A acordo também prevê a implantação do projeto “TRE no Vale”, com recepção e visitação guiada de startups às instalações do Tribunal em Curitiba. “O objetivo, neste caso, é mostrar para as empresas como é o ambiente do processo eleitoral sob a responsabilidade do TRE/PR e, desta forma, inspirá-las à geração de ideias inovadoras voltadas para as rotinas eleitorais”, completou Cris. 

Também participaram da assinatura do termo de cooperação o desembargador Vitor Roberto Silva, vice-presidente corregedor do TRE/PR; Valcir Mombach, diretor-geral do TRE/PR; José Carlos Gehr, diretor técnico da Agência Curitiba; Claudia Afanio, membro do LIODS do TRE/PR; e Marlon Alves Cardoso, gestor técnico da Agência Curitiba. A cerimônia também foi acompanhada presencialmente e remotamente por representantes da Agência Curitiba e do TRE/PR. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top