skip to Main Content

Vila A Inteligente: pontos de instalação das tecnologias são definidos

Primeiros equipamentos da iniciativa, promovida pela ABDI e pelo PTI em parceria com a Itaipu, serão inaugurados nos próximos dois meses

Bairro Vila A vai demonstrar não apenas como a tecnologia pode ser utilizada no cotidiano de uma cidade, mas o cidadão conectado a essas tecnologias e a política pública que foi criada para viabilizar esse processo de modernização urbana. A frase foi dita por Tiago Faierstein, líder do projeto Cidades Inteligentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), após reunião entre representantes do PTI, ABDI, prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) e das empresas fornecedoras das tecnologias, nesta quinta-feira (01/10).

Nos próximos dois meses a Vila A, em Foz do Iguaçu, vai receber equipamentos que vão transformá-la no primeiro bairro público inteligente do país. A reunião entre os representantes teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas, bem como o compartilhamento de informações relevantes para a concretização do projeto. No período da tarde, os participantes foram à Vila A para o reconhecimento dos pontos de implementação das soluções.

O perímetro da Vila A, onde serão implementadas as primeiras tecnologias, esta´ delimitado e envolve a a´rea entre as seguintes vias: Avenida Silvio Américo Sasdelli, Avenida Garibaldi, Avenida Tancredo Neves e BR-277. Inicialmente, serão instaladas tecnologias de cidades inteligentes, entre as quais estão semáforos inteligentes, pontos de iluminação pública inteligente, pontos de ônibus, câmeras de reconhecimento facial e câmeras de identificação de veículos.

Tiago Faierstein falou sobre a importância da participação da prefeitura nessa tomada de decisão, uma vez que a infraestrutura criada para a conectividade dos equipamentos será pública. “É a primeira iniciativa reunindo todos esses atores, tecnologias e conectividade para melhorar a vida do cidadão. Essas definições visam um crescimento tecnológico e sustentável do bairro”, afirmou.

O gerente do Centro de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas (IoT) do Parque Tecnológico, Willbur Rogers de Souza, explicou que outras tecnologias estão previstas para serem instaladas no bairro em 2021, como o monitoramento climático, conexão wi-fi publica e um aplicativo que poderá ser acessado pelos moradores com funções como botão de pânico, itinerário do transporte público e rota dos caminhões de coleta seletiva.

“Além deste planejamento inicial de implementação de tecnologias, empresas de todo o Brasil poderão, em um segundo momento, candidatarem-se para testar e validar outras tecnologias nesse ambiente de demonstração que será criado na Vila A, sempre tendo como foco o bem estar do cidadão”, destacou Willbur. Esse processo e´ facilitado devido à instituição de uma “sandbox” no bairro, regulamentada pelo decreto n. 28244 publicado em junho pela prefeitura, criando um ambiente experimental de inovação.

Para que os prazos do projeto sejam cumpridos, a etapa de tratativas está sendo conduzida com celeridade. O objetivo é otimizar o processo de instalação para que as soluções se integrem a equipamentos já instalados no bairro, como câmeras de segurança, e possibilitar que outras inovações sejam implantadas além das previstas inicialmente na iniciativa.

Quer saber mais sobre o Vila A? Acesse.

Fonte: ABDI

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top