skip to Main Content

ROIT prioriza automação e estrutura seu negócio com base na inteligência de dados da nuvem

Ao basear suas soluções no Google Cloud, a empresa evoluiu com a centralização de informações, aprimoramento do uso dos dados e garantia real de escalabilidade.

Localizada em Curitiba (PR), a ROIT se consolidou como uma empresa de consultoria tributária e contabilidade, com expertise na gestão contábil, fiscal e financeira. Há quatro anos, passou a desenvolver suas próprias soluções com inteligência artificial (IA) e robotização, com ligação direta aos principais sistemas de gestão integrados (ERPs) e bancos.

Por esse motivo, a ROIT se define atualmente como uma empresa de tecnologia dirigida ao desenvolvimento de soluções que atendam às mudanças no mercado e às necessidades dos seus clientes. Sua missão é promover as operações que envolvem integração de dados, segurança e eficiência nos processos, contribuindo para a escalabilidade e rentabilidade dos negócios.

Para seguir com a evolução de suas atividades, a companhia buscou um provedor de nuvem com alta disponibilidade e escalabilidade para basear suas soluções. A flexibilidade e o melhor uso de dados com segurança, centralização e agilidade no processamento também eram outros aspectos levados em consideração. Foi assim que a ROIT chegou ao Google Cloud.

“Como sempre tivemos uma orientação voltada à inovação e à tecnologia, enxergamos no Google Cloud um maior alinhamento de ideias. Desse modo, avançamos com o uso da plataforma, na certeza de que teríamos novos recursos disruptivos surgindo frequentemente e que, também, conseguiríamos processar mil ou 100 mil documentos de maneira simultânea, sem quaisquer problemas.” —Guilherme Kluber Mercurio, CTO da ROIT

O melhor uso dos recursos: uma alavanca para o sucesso

Desde 2018, a empresa vem construindo um legado de soluções na nuvem pública. No back-end – isto é, no código que conecta a internet com o banco de dados, gerencia as conexões dos usuários e alimenta a aplicação web – a ROIT desenhou uma arquitetura dirigida a eventos por meio do Cloud Run e do Cloud Functions.

As ferramentas Pub/Sub, que permite o envio e o recebimento de mensagens entre aplicativos independentes, e Cloud Tasks, um serviço de gerenciamento de tarefas distribuídas, também se destacaram no desenvolvimento das soluções.

A equipe viu a integração entre os serviços do Google Cloud como outro grande benefício. Um exemplo é um processo que sincroniza o Firestore com o BigQuery e permite aos times facilidade de acesso a análises efetivas, baseadas em dados anteriormente coletados. Além disso, a ação conjunta entre o Cloud Run, Cloud Functions, Cloud Storage e BigQuery permite o processamento e a ingestão de dados em até 20 segundos.

“A capacidade de escala e poderio computacional do Google Cloud é surpreendente. O BigQuery é responsável pelo nosso processamento de cerca de 400 GB de dados diariamente. Com o Cloud Run, realizamos o processamento de 30 requisições por segundo. Por sua vez, a utilização do Firestore resulta em um alcance de 2 bilhões de operações mensais.” —Guilherme Kluber Mercurio, CTO da ROIT

Ao longo do tempo, a companhia foi aprimorando ainda mais a usabilidade das ferramentas e, atualmente, cria operações em que a nuvem tem papel preponderante em tudo o que cerca as etapas de DevOps. Portanto, outra percepção positiva foi o impacto relevante nas entregas, apoiadas no aumento da produtividade das equipes.

Novos projetos envolvendo tecnologia em nuvem

A ROIT segue contando com o apoio dos especialistas do Google Cloud, que guiam a empresa nos melhores caminhos no que diz respeito a arquitetura, melhor estruturação dos produtos e uso inteligente de recursos.

“Frequentemente ocorrem reuniões entre os times da empresa e do Google Cloud para tratar sobre novas demandas e novidades de mercado. Estamos muito atentos às melhores práticas, e uma coisa é certa: não temos medo da mudança”, garante Guilherme Kluber Mercurio.

Recentemente, uma dessas reuniões rendeu recomendações relacionadas ao Looker, uma plataforma de Business Intelligence nativa da nuvem. Com o Looker, a ROIT pode obter acesso seguro a dados quase em tempo real, quando e onde precisar deles.

“O dado passou a ter ainda mais valor para nós. Ter a estabilidade de um provedor de serviços confiável, em que não é necessário se preocupar com problemas de segurança, determinados gerenciamentos e certificações, é algo sensacional. Contar com o Google Cloud significa isso.” —Guilherme Kluber Mercurio, CTO da ROIT

A expectativa agora é apostar no Dataflow, inovando com pipelines de dados em uma arquitetura diferente. Já o Cloud Data Fusion entra nos planos como uma ferramenta para a parte de catálogos e metadados, focando na potencialização de uma cultura data-driven. Assim, a ROIT continua construindo um futuro promissor a partir de novos ideais, muito conhecimento e uso massivo da inteligência de dados.

Fonte: Google Cloud

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 08/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 19 a 23 de fevereiro.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 19 a 23 de fevereiro de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 19 a 23 de fevereiro de 2024.
Continue lendo

NOTA INFORMATIVA Nº 25/2024

Boletim Político, Notas Informativas
Confira a Nota Informativa Nº 25/2024.
Continue lendo
Back To Top