skip to Main Content

Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e novos projetos

Governo aproximou ecossistemas de inovação na segunda edição de um dos maiores festivais de inovação do país. Ações do Estado foram apresentadas na Arena Paraná, que reuniu diversos órgãos para exporem casos de ecossistemas estaduais e iniciativas de inovação e tecnologia.

Com anúncios de investimentos e apresentação de projetos, o Governo do Paraná aproximou os ecossistemas de inovação na segunda edição do Connect Week Summit, um dos maiores festivais de inovação do País, em Curitiba. A feira aconteceu no Viasoft Experience, dentro da Universidade Positivo, entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da inovação e da tecnologia, estimular o ecossistema local e permitir a conexão entre órgãos públicos, investidores, empresários, startups e estudantes.

Ao todo foram mais de 150 estandes, 350 palestras nacionais e internacionais e nove plenárias apresentadas nos quatro dias de evento, além de participação ativa das universidades da região de Curitiba e das universidades estaduais.

As ações do Estado foram apresentadas na Arena Paraná, que reuniu diversos órgãos para exporem casos de ecossistemas estaduais e iniciativas desenvolvidas no Paraná para as áreas de inovação e tecnologia. O espaço contou também com apresentação de tecnologias utilizadas pelo governo estadual, tira-dúvidas sobre programas de incentivo e estúdio de rádio com transmissão ao vivo de programas e entrevistas realizadas pela Paraná Turismo.

A Arena Paraná foi composta pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); da Educação (Seed); do Turismo (Setu); do Planejamento (SEPL); da Agricultura e Abastecimento (Seab); a Fundação Araucária; o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); a Celepar; o Detran e a Fomento Paraná.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, reforçou o compromisso do governo estadual pela busca de novas soluções tecnológicas, aliado ao apoio ao empreendedorismo e projetos acadêmicos. “A inovação é fundamental para o futuro e o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Eventos como o Connect Week Summit reforçam nosso compromisso em popularizar a inovação, capacitar jovens e apoiar startups, criando um ambiente fértil para o crescimento e a conexão entre todos os atores do ecossistema de inovação”, destaca Canziani.

“Durante o evento, vimos a materialização dos nossos esforços. As pessoas presentes, os 150 estandes e as 350 palestras são um testemunho do potencial e da vitalidade do ecossistema de inovação do Paraná”, complementa.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a ascensão do Estado no setor. “O Connect Week é um evento relevante para o momento que se vive no Paraná em relação ao sistema de ciência tecnologia e inovação e para os ambientes promotores de inovação. Tudo isso está conectado em um movimento que se faz presente no Paraná como um todo. Sem dúvida, foi uma grande arena de debates e de troca de informações, estabelecimento de conexões, o que contribui para retroalimentar esse movimento em favor da inovação em todo o estado”, afirma.

Além do estande, o governo estadual participou de palestras e painéis com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e a divulgação dos projetos de governo realizados para a inovação. Como o Paraná Anjo Inovador que investe no desenvolvimento de projetos inovadores por startups; o Talento Tech, projeto de capacitação em tecnologia para jovens do estado; e o projeto de Óculos Amigo, que entregou 147 óculos inteligentes para alunos com cegueira total da rede estadual de educação; e apresentação do display tátil inteligente para cegos, que serão entregues para as escolas para uso de professores e alunos com deficiência visual da rede estadual de ensino.

O coordenador de desburocratização de serviços públicos da SEI, Thiago Marcelino, explica que a feira foi uma oportunidade de apresentar os projetos da secretaria para todo o Brasil e explicar de que forma o Paraná se tornou o estado mais inovador do País. “A gente mostrou como fizemos essa conexão com os ecossistema de inovação do estado, ouvindo as demandas de quem está na ponta e trazendo para dentro e assim criando programas e projetos que atendessem a essas demandas”, complementa.

ANÚNCIOS – Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez o anúncio da liberação de R$ 49,2 milhões em investimentos para ciência, tecnologia e inovação, visando o fortalecimento dos ecossistemas do Estado.

Outro anúncio realizado pelo governador foi o Plano de Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual. O documento descreve as iniciativas e ações já realizadas pelo governo para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria dos serviços públicos, na eficiência da gestão e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná, além de indicar direções para o futuro.

O plano também prevê a expansão estratégica da adoção de IA, o fortalecimento das parcerias com o setor privado e universidades, e a disseminação da cultura de inovação em todo o governo. O documento faz parte do anteprojeto que será enviado à Assembleia Legislativa sobre a implementação de soluções de Inteligência Artificial no Estado.

ANJO INOVADOR – Também marcaram presença no evento startups selecionadas no primeiro edital do Paraná Anjo Inovador, maior programa do Brasil de incentivo financeiro com recurso público destinado a startups para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores.

Entre elas estavam a Cattus, empresa de Toledo, no Oeste, que criou um banheiro sustentável para gatos; a Exatamente Soluções Educacionais, de Guarapuava, que desenvolve soluções com base em jogos e gamificação para facilitar o processo de aprendizagem de alunos; e a Carpool, focada na criação de um aplicativo para promover caronas compartilhadas.

O CEO da Carpool, Luiz Paulo Oliveira, conta que a startup nasceu a partir de um problema pessoal para conseguir se locomover por Curitiba. A empresa foi aprovada no primeiro edital do Anjo Inovador e com o investimento, tem conseguido desenvolver o software para lançá-lo no mercado.

“Além do investimento do governo, o programa me proporcionou conexões muito valiosas dentro desse mercado de startups, então só tenho a agradecer a SEI por todo esse movimento, porque sem isso o início da história da Carpool seria muito diferente. E estar no Connect Week também está sendo uma porta de entrada para divulgar a empresa, participar de palestras e fazer network com outras startups”, afirma.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também:

PL 2838/2022 – Taxonomia Ambiental e Social | CDE: Designado Relator

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos que tramita na Comissão de Desenvolvimento Econômico o PL 2838/2022 sob a relatoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS).
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de julho de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de julho de 2024.
Continue lendo
Back To Top