skip to Main Content

No Paraná, programa gratuito oferecido pelo MCTI oferece capacitação para desenvolvedores e oportunidades para empresas

Oportunidade para quem busca aprofundamento em TI é também vitrine aos empreendedores que buscam mão-de-obra especializada. Evento que apresenta ação para novos interessados, será no dia 18 de outubro

 

Em maio deste ano, o Google divulgou um estudo que mostra a urgência de profissionais na área de Tecnologia e Informação (TI). Conforme o levantamento, o Brasil terá um hiato de 530 mil profissionais até 2025. Com um mercado cada vez mais conectado, iniciativas cujo foco é nutrir o ecossistema com trabalhadores techs, que promovam a formação e capacitação desses profissionais, são mais recorrentes.

No Paraná, um dos maiores polos nacionais de TI em termos de faturamento (segundo dados do Governo de Estado), a Assespro-PR/parceria ACATE, entidade que representa a categoria, oferece desde abril, capacitação gratuita para a formação de desenvolvedores. Para mostrar ao público, especialmente empresários do setor e pessoas interessadas em entrar no programa como estudante – ainda há vagas – o programa será apresentado no dia 18 de outubro, em uma live com transmissão via Youtube.

“Nós queremos oferecer oportunidade de capacitação e, também, atrair mais profissionais para que vejam esse time e possam preencher vagas importantes em suas empresas, bem como ampliar o público participante na capacitação”, destaca Izoulet Cortes Filho, Diretor de Projetos e Negócios Internacionais na Assespro-PR/parceria ACATE.

A iniciativa da jornada de capacitação é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com coordenação da Softex e execução do Núcleo Softex Campinas (NSC), em parceria com Assespro-PR. Ainda, conta com apoio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (AMTECH), Iguassu IT, Software by Maringá e as empresas 2B Group e BWG.

DINÂMICA

Aos inscritos, é oferecida capacitação para desenvolvedor full stack e front end. Os dois ciclos complementares (alinhamento e aprofundamento) têm duração de até quatro meses cada, além dos seis meses de bolsa, oferecidos aos melhores alunos selecionados para fazerem residência técnica nas empresas interessadas. O programa é de fluxo contínuo, portanto, quem ingressar agora, segue estudando.

“Depois disso, fica a critério das empresas contratar esse profissional. Nosso intuito é ajudar a suprir essa carência enorme do mercado, colocando mais profissionais, treinados, à disposição”, compartilha.

SOBRE O PROGRAMA

Na ocasião do lançamento, em 2022, o programa abriu mil vagas para jovens acima dos 17 anos, e para pessoas mais maduras e desempregadas que desejavam ingressar na área de TI, independentemente de sua formação atual, possibilitando uma maior inclusão e diversidade no setor. O projeto é oferecido por meio de capacitações on-line,  com jornadas, trilhas de formação e conteúdos gratuitos.

“O programa foi concentrando no adensamento de áreas específicas, e agora, temos buscado formas de fazer crescer, com apoio e investimentos complementares, inclusive como contrapartida de empresas. Assim, o programa roda sem custo para empresas e candidatos”, explica Izoulet.

Josefina Gonzalez

A presidente da Assespro-PR/parceria Acate, Josefina Gonzalez,  enaltece o programa por ter essa visão de suprir o mercado com novos profissionais capacitados. “Por meio de uma jornada do conhecimento bem-organizada, os participantes conseguem se tornar profissionais bem qualificados e preparados para as melhores vagas e salários”, diz.

SERVIÇO

Para participar do programa e saber mais:

https://www.sympla.com.br/evento-online/capacitacao-e-emprego-em-tecnologia-da-informacao-conheca-o-programa-trendsit/2190426?referrer=www.linkedin.com

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top