skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Não votou no 1º turno? Saiba como enviar justificativa pela Internet

Quem não votou nem justificou sua ausência no 1º turno das Eleições 2018 no domingo, 7/10, pode regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral pela Internet. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta on-line de justificativa eleitoral é válida para eleitores que vivem no Brasil e no exterior.

Chamado de Sistema Justifica, o recurso, que pode ser acessado por esse link, permite que o eleitor apresente sua justificativa no prazo de 60 dias (contados a partir de cada turno) ou de até 30 dias (após o retorno do eleitor ao Brasil). Ou seja, até 6 de dezembro de 2018, com relação ao primeiro turno; e até 27 de dezembro de 2018, quanto ao segundo turno.

Como funciona

Basta acessar o Sistema Justifica, nas páginas de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), preencher seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada.

Feito isso, aponta o TSE, a justificativa será encaminhada à zona eleitoral do eleitor para análise pelo juiz competente. Depois de o requerimento ser concluído, o eleitor receberá um código de protocolo para acompanhar o caminhar do processo.

Vale notar que o acolhimento das alegações apresentadas ficará a critério do juiz eleitoral e o eleitor será notificado da decisão. Caso a justificativa seja acolhida, será feito o registro no histórico do cadastro eleitoral.

Cartório Eleitoral

Além da Internet, o eleitor pode justificar sua ausência nas Eleições 2018 em um cartório eleitoral, após preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que está disponível na Internet. Aqui uma lista com os endereços dos cartórios eleitorais: http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/cartorios-e-zonas-eleitorais/zonas-eleitorais-cartorios.

Fonte: IDGNOW.

Veja também:

Câmara dos Deputados 2026 – Eleitos Presidentes das Comissões e Definidas Lideranças Partidárias

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria SEB/MEC nº 130, de 9 de abril de 2026 que estabelece os critérios para o repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica no âmbito da Política de Inovação Educação Conectada no ano de 2026.
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 16.2026

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 20 a 24 de abril de 2026.
Continue lendo
Back To Top