skip to Main Content

Na função de CEO da TechInvestor, Itamir Viola empresta sua experiência para quem sonha em ir além

Empresário com forte expressão na Assespro-PR/parceria Acate se aventura em outros mares

A julgar pelos mais de 30 anos na carreira de tecnologia, se nota que Itamir Viola não brinca em serviço. Contrariando as estatísticas que apontam para o fechamento de 40% das empresas em cinco anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os empreendimentos que funcionam sob a batuta do administrador e analista de sistema não apenas permanecem de pé como também são referências de marca. Não satisfeito com o sucesso da sua Viasoft, fundada há exatos 33 anos, Viola decidiu no fim de 2022 navegar por outros mares. Não é terra desconhecida: percorre oceanos povoados por espécies exatamente com o seu perfil, que buscam na tecnologia o sucesso profissional.

“É uma reconstrução do ecossistema, é olhar para o business ao qual temos a tese de investimento do fundo, que são as fintechs e as agrotechs. É um trabalho de aprendizado intensivo”, afirma o empreendedor, agora como CEO na TechInvestor, um fundo de investimentos do Grupo Viasoft.

Viola, que defende a “visão mais holística” para fomentar ambientes tecnológicos mais generosos para que “todas as empresas tenham um resultado melhor”, segue atuando em negócios e funções paralelas. Entre elas, está sua participação na Assespro-PR/parceria Acate, entidade que no Paraná representa o setor, e onde também seu nome tem bastante expressão. Atuando na diretoria adjunta de Relações Institucionais desde o ano passado, o ex-vice-presidente da Associação faz ponte junto a grandes organizações e especialmente com o Governo do Paraná, o que favorece a construção de projetos e novas parcerias.

Expertise não lhe falta. O Viasoft Connect, por exemplo, é uma das amostras mais robustas da profundidade com que trabalha. O evento, um dos maiores do gênero, coloca em debate os desafios da inovação, trazendo para o palco palestrantes de renome nacional.

Outra iniciativa de inovação e desenvolvida de modo paralelo pelo Viasoft Connect é o Prêmio Empresa Inovadora, projeto que conta com o apoio da Secretaria de Inovação do Estado do PR e da Casa Civil, e que tem, ainda, correalização da Haze Shift, e novamente, da Assespro-PR/parceria Acate, além da RPC, Universidade Positivo e Associação Comercial do Paraná (ACP).

“Além disso, outro projeto dentro do grupo Viasoft é o Connect Week, que neste ano acontece em junho, em Curitiba. É uma semana de inovação que congrega 50 eventos diferentes. Dentro dele, temos o Summit Connect Week, um evento de imersão, com palestrantes de grande renome e muita troca de experiência”, pontua.

Cabem na rotina do empresário, ainda, outras ocupações. Entre elas, o voluntariado, pelo qual Viola sinaliza grande apreço. O empresário é conselheiro na Universidade Positivo, na capital paranaense, e, neste momento, atua com um time na estruturação de um EcoHub – mais um produto Made in Viasoft – focado em empresas e companhias, dando suporte e integração da universidade ao mercado; e é membro do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Paraná, que gere os recursos do Fundo Paraná, entidade que direciona recursos para o Estado.

E o futuro?

Dando um spoiler dos temas que serão tratados nos próximos eventos organizados pelos seus empreendimentos, Viola vê o futuro a pequenos cliques de distância. Assuntos como Inteligência Artificial, futuro da Gestão, Tendências, Inovação e Vida Digital são os pontos altos do próximo Viasoft Connect e Summit Connect Week, que serão realizados de 21 a 23 de junho de 2023.

Sobre investimentos, Viola salienta que: “Quanto mais experiência se tem no mercado, mais fácil fica para se criar o ecossistema, tracionar e investir em bons negócios. O mercado está imprimindo uma velocidade cada vez maior; o impacto das novas tecnologias será cada vez mais agressivo, especialmente quanto à soma de visão computacional, robótica, mobilidade e conectividade de forma mais intensa. É fato: teremos uma exponencialidade de mudanças. Precisamos nos preparar para isso e, especialmente, de mais governos entendidos em tecnologia e inovação. Tudo isso pode nos garantir um futuro mais confortável pela frente”.

Fonte: RNTI

Veja também:

Agenda Legislativa de 22 a 26 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 22 a 26 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top