skip to Main Content

Estado lança capacitação em empreendedorismo digital e cartilha com soluções tecnológicas

Para garantir qualificação profissional aos paranaenses na área do empreendedorismo digital, o Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (31), o Programa Qualifica Mais Paraná. Desenvolvido pela Superintendência de Inovação (SGI), o plano visa integrar e mobilizar instituições públicas e privadas para capacitar a população por meio da oferta de conteúdos gratuitos e online de formação profissional, voltados para a área digital.

Para garantir qualificação profissional dos paranaenses na área do empreendedorismo digital, o Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (31), o Programa Qualifica Mais Paraná. Na mesma solenidade foi lançada uma cartilha digital para apoiar as prefeituras na busca por soluções tecnológicas. O objetivo é dar suporte à estratégia de fazer com que o Paraná avance em direção da inovação. Ambos os projetos são da Superintendência Geral de Inovação (SGI).

O programa de qualificação visa integrar e mobilizar instituições públicas e privadas para capacitar a população por meio da oferta de conteúdos gratuitos e online de formação profissional, voltados para a área digital. Após formalização das parcerias, as empresas e instituições atuarão junto ao Executivo para mobilizar o público em relação às ações de qualificação profissional. O Estado fará a intermediação da oferta de cursos e, para isso, os interessados em oportunizar a formação educacional ou em participar das aulas a distância devem se cadastrar no site da SGI.

“Um dos maiores problemas que detectamos na inovação é justamente a qualificação de mão de obra, a falta de profissionais formados em Tecnologia da Informação e de programadores. Além disso, muitos profissionais formados trabalham para outros países”, explicou o superintendente-geral de Inovação, Marcelo Rangel. “Nós precisávamos fomentar a qualificação e também fazer com que os nossos jovens tenham vontade de se especializar na área de inovação”.

De acordo com Rangel, a expectativa com o site é capacitar alunos para o mercado de trabalho, atendendo demanda do empreendedorismo digital. Os cursos serão voltados principalmente a programadores e desenvolvedores. “A finalidade é contribuir para a geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná”, acrescentou Rangel.

Os conteúdos poderão ser ofertados por empresas nacionais ou estrangeiras, pública ou privadas. No final do curso, os alunos receberão certificados de conclusão. Os interessados devem acessar o site da SGI e preencher a ficha de inscrição. É preciso anexar cópias do RG, CPF ou comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica (CNPJ).

CARTILHA PARA GESTORES – Com o objetivo de conectar prefeituras com empresas que oferecem serviços em tecnologia e inovação especializadas em soluções para cidades inteligentes, o Governo do Estado lançou também uma cartilha que poderá ser utilizada para sanar as necessidades tecnológicas dos gestores municipais. A produção da cartilha “Soluções Paranaenses de Tecnologia para Cidades Inteligentes” é uma parceria entre a Superintendência-Geral de Inovação, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e Sebrae-PR.

A finalidade da cartilha é apoiar os prefeitos para que eles possam ter acesso à informação de qualidade sobre as tecnologias existentes. Para a confecção do guia, a SGI utilizou a expertise das entidades e de startups de tecnologia e informação relacionadas ao atendimento do serviço público prestado pelos municípios. Ela apresenta as soluções do estado do Paraná que já são utilizadas pelos municípios, como softwares, hardwares e iniciativas que envolvem as cidades inteligentes por meio de plataformas.

“Apresentamos uma espécie de menu de serviços. Por exemplo, se o prefeito precisar de um software que faça gestão de Recursos Humanos ou gestão financeira, ele acessa a cartilha e procura o que há disponível”, explicou Marcelo Rangel.

Segundo o presidente da Assespro, Lucas Ribeiro, as administrações municipais encontram dificuldades em realizar a escolha e a aquisição de softwares. “É difícil adquirir inovação ou tecnologia para inovar. A ideia é levarmos aos gestores a informação estruturada de outros municípios que já utilizam essas soluções, de cidades que fizeram a diferença para a sua população através da tecnologia”, destacou. “Apresentamos soluções que ajudam o município a fazer sua gestão financeira de uma forma mais otimizada, soluções que melhoram a gestão de saúde pública”.

O prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weller, ressaltou que a cartilha oportuniza, de forma gratuita, segurança na aquisição de produtos e, consequentemente, maior velocidade no atendimento da população. “Os prefeitos ficarão mais tranquilos em relação a gestão das contas públicas”, afirmou.

Uma das soluções apresentadas é da empresa Benjimed Saúde, que trabalha com software voltado à gestão de insumos e produtos em hospitais e clínicas médicas. O sistema controla a quantidade de pessoas na recepção, na triagem, e o atendimento médico, entre procedimentos. “Conseguimos controlar cada agulha, esparadrapo ou até sacos de lixo. Sabemos para quais pacientes o material foi utilizado, quanto cada paciente está custando para o município e tudo mais que gere custo dentro da unidade de saúde”, contou a administradora da empresa, Carla Fachi.

PRESENÇAS – Também participaram do evento de lançamento o coordenador estadual do Sebrae-PR, Rafael Tortato; o CEO da iCities, Beto Marcelino; a coordenadora do Programa Qualifica Mais Paraná, Raquel Rink; a assessora Jurídica da SGI, Daniele Portella; as assessoras da Assespro Daniella Wodoni e Patrícia Stedile; e os diretores da Tree Tools, Paulo Sergio Cougo; da Tentech, Rodolfo Henrique Feliciano; da Benjimed, Leandro Claudino Barbosa; da Metropolys, Anízio Moura Filho; da Automavision, Charles Stenpniak; e da Automavision, Edison Morikawa.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top