skip to Main Content

Efeitos da guerra entre a Ucrânia e Rússia ainda refletem no setor de TI

Empresários do setor buscam alternativas para seguir atuantes e de portas abertas. Evento trouxe o planejamento financeiro e investimento como alternativa

Passados quase oitos meses desde o início da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, os impactos na economia global são inevitáveis, afinal, o conflito foi a primeira em larga escala desde a Segunda Guerra Mundial. Um dos setores afetados é o de tecnologia. A alta taxa de juros global afetou a capacidade de investimento de muitas empresas e o apetite de risco de muitos investidores, colocando em xeque o planejamento do empresário tech.

“Para planejar da melhor forma possível os próximos passos da empresa, uma organização financeira é primordial”, reforça Guilherme Niece, sócio e assessor de investimentos da Apollo Investimentos. Conforme ele, que conduziu recentemente um evento sobre o tema, além da alta de juros pesa na balança contra o setor de tecnologia (TI) a pandemia da covid-19, fenômeno que afetou drasticamente o cenário global.

Uma das estratégias para a volta por cima é um bom planejamento financeiro e investimento adequado do caixa e valores de médio e longo prazo da empresa. Segundo Guilherme, existem muitas oportunidades atualmente que, se bem captadas, podem fomentar os negócios. “Uma oportunidade pode ser muito boa pra um determinado projeto, mas para outro pode não ser tão adequada”, alerta. O assessor reforça que no planejamento empresarial precisa ser levado em conta a organização para que a escolha seja assertiva e de acordo com os projetos e objetivos. “A renda fixa (pré-fixada de curto prazo) está muito atrativa, assim como algumas ações de boas empresas negociadas na bolsa. Investimentos que trazem proteção patrimonial também são boas oportunidades atualmente”, indica.

Evento reuniu empresários de diferentes setores para discutir estratégias de sobrevivência

O Banco Mundial estima que a postura de outras organizações no combate à inflação pode iniciar um cenário de recessão global já em 2023. A entidade adverte ainda para o risco de crises financeiras em economias emergentes e em desenvolvimento, como é o Brasil. Então, quando investir? A pergunta tem uma resposta paradoxal: sempre. “Não existe o momento perfeito para começar a investir, mas sim o investimento mais adequado para determinado momento e pessoa”.

O evento, do qual Guilherme participou, foi realizado em Curitiba/PR em outubro e reuniu empresários da área de marketing, da publicidade, da advocacia e da consultoria estratégica, todos com conhecimento e negócios na área de tecnologia e em busca de novas estratégias para a permanência no mercado. A iniciativa contou com o apoio da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) em parceria com a Apollo Investimentos, escritório credenciado do Banco Safra. “Talvez, nem sempre seja fácil o investimento, mas, como mostrou o evento, com planejamento, orientação e assessoria, é possível alcançar bons resultados. O setor de TI tem grandes projetos e se mostra bastante sólido, mesmo diante dessa enorme adversidade que foi a guerra na Europa”, comenta o presidente da entidade, Lucas Ribeiro.

SERVIÇO
Para saber mais:
https://assespro.org.br/
https://apolloinvestimentos.com.br/

Veja também:

Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 05 a 09 de dezembro de 2022.
Continue lendo
Back To Top