skip to Main Content

Curitiba é finalista em premiação mundial de cidades inteligentes

O programa Horta do Chef, lançado no ano passado pela Prefeitura de Curitiba, é finalista do World Smart City Awards, maior premiação de cidades inteligentes do mundo.

Os vencedores, em sete categorias, serão anunciados no dia 14 de novembro, em Barcelona (Espanha), durante o Smart City Expo World Congress, o fórum internacional mais importante sobre o tema.

O Horta do Chef, programa que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes de Curitiba, concorre na categoria “Ambiente Urbano” e foi selecionado entre mais de 473 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 57 países.

O World Smart City Awards busca reconhecer projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

“A agricultura urbana é uma das prioridades da minha gestão, na área de segurança alimentar, e o Horta do Chef tem como objetivo ajudar as famílias que cultivam a ter uma renda extra e também a reduzir os custos de produção”, lembra o prefeito Rafael Greca.

 Atualmente, são 25 áreas cultivadas por cerca de 1 mil famílias de produtores urbanos.

Parceiros
Lançado em março de 2017, Horta do Chef tem a participação, atualmente, de 100 famílias da Horta Comunitária do Rio Bonito, no Campo do Santana, e de 88 famílias da Horta Comunitária Santa Rita IV, no Tatuquara.

“Como a produção extrapolava em muito o consumo, as parcerias estabelecidas com o programa trazem equilíbrio para oferta e demanda;  já a receita conseguida com a venda dos produtos permite a realização de benfeitorias nas próprias hortas”, salienta o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi.

O excedente também é doado a instituições de caridade, trocado entre os produtores ou vendido aos vizinhos.

Chefs renomados
Chefs renomados da capital, como Manu Bufara (Manu), Lênin Palhano (Nômade),  Vânia Krekninski (Limoeiro) e Gabriela Carvalho (Quintana), participam do programa, como mentores dos produtores.

De um lado, os cozinheiros famosos têm acesso a alimentos cultivados por pessoas que retomaram o contato com a terra e que produzem o próprio alimento. De outro, os agricultores podem agregar valor às hortaliças plantadas e reduzir os custos do cultivo.

Ocupação urbana
A Prefeitura de Curitiba dá apoio às hortas urbanas comunitárias, por meio do Programa de Agricultura Urbana da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

Os engenheiros agrônomos da Prefeitura são responsáveis pela assistência técnica e apoio organizacional das comunidades.

Os espaços, antes repletos de lixo ou usados como pontos de consumo de drogas, deram lugar a canteiros bem cuidados de pés de alface, rúcula, cebolinha, almeirão e outras hortaliças.

Estima-se que cerca de seis mil pessoas, ao todo, são beneficiadas pelas hortas urbanas de Curitiba, entre agricultores, familiares e pessoas que ganham ou compram as hortaliças.

Smart City
Maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress será realizado, de 13 a 15 de novembro, em Barcelona (Espanha).  O prefeito Rafael Greca será um dos cem gestores de cidades inteligentes presentes ao evento e irá apresentar as iniciativas da capital na área de inovação, como o programa de agricultura urbana, o aplicativo Saúde Já e os Faróis do Saber e Inovação.

Fonte: Curitiba.

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 30/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 22 a 26 de julho..
Continue lendo
Back To Top