skip to Main Content

CINQ TECH Share sobre Tópicos Avançados em Estratégia Empresarial

No dia 04 de outubro, aconteceu o CINQ TECH Share de Tópicos Avançados em Estratégia Empresarial, na sede da CINQ em Curitiba

O CINQ TECH Share é uma das iniciativas do Programa CINQ TECH, que é um momento no qual colaboradores podem compartilhar suas experiências com outros profissionais da empresa. No dia 04 de outubro (quinta-feira), Nôga Simões, compartilhou acerca das principais temáticas abordadas em intercâmbio que realizou em julho deste ano na University of La Verne – California pela IBS (international Business School).

Dentre os tópicos compartilhados, estão:

  • Relatórios da IBM (CEOs);
  • Barreiras para mudança;
  • Lealdade do cliente está super-estimada;
  • Liderança: uma visão alternativa;
  • Por que a execução da estratégia às vezes falha e o que fazer sobre isso;
  • Estratégia na era do capital superabundante;
  • Estratégia para startups;
  • Globalização na era de Trump;
  • Ferramentas: SFAS; TOWS; Scan Environment (Análise do meio ambiente); Capsim (jogo de estratégia empresarial).

No âmbito da liderança, a facilitadora abordou sobre a matriz das tipologias de followers (liderados) de Kelley (2001), conforme diagrama a seguir:

Fonte: Adaptação de Kelley (2001)

Neste sentido, percebe-se que as empresas buscam cada vez mais liderados efetivos (effective followers), que são aquelas pessoas autônomas e de pensamento crítico; auto motivadas; que se gerem bem; comprometem-se com a organização; constroem competências e concentram esforços para o máximo impacto e que fazem, assim, a diferença na vida dos clientes internos e externos. Afinal, “ser um bom líder pode primeiro exigir a habilidade de ser um bom follower.”

No tópico de estratégia para startups, por sua vez, verificam-se quatro tipos de estratégias que vem sendo adotadas, as quais podem ser concomitantes nas organizações escaláveis ou exponenciais: 1. Propriedade intelectual; 2. Modelo de plataforma ou arquitetural; 3. Cadeia de Valor e; 4. Disrupção, conforme matriz abaixo:

Fonte: Adaptação de Gans, Scott e Stern (2018)

O CINQ TECH Share de Tópicos avançados em Estratégia Empresarial terminou com as seguintes reflexões: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. (Peter Drucker). “Se você pode sonhar, você pode fazer” (Walt Disney).

Para os meses de outubro, novembro e dezembro estão previstos outros CINQ TECH Share, sendo um nessa mesma temática de estratégia empresarial, além de outros temas estratégicos como Design Thinking e Agile Scrum.

A CINQ Technologies é associada da Assespro-Paraná.

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top