skip to Main Content

Brasil e União Europeia vão cooperar em projetos de combate à Covid-19

Parceria entre pesquisadores vai abranger ações em andamento nas áreas de diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas contra a doença.

Pesquisadores do Brasil e da União Europeia (EU) vão começar a trabalhar conjuntamente em projetos relacionados ao combate à pandemia da Covid-19. A cooperação é resultado do Diálogo Setorial Brasil-União Europeia (UE) “Fomentando Atividades de Geminação em Ciência, Tecnologia e Inovação”. O anúncio da parceria foi feito durante videoconferência, realizada nesta sexta-feira (22), com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

O programa de cooperação entre Brasil e UE selecionou 12 projetos de pesquisa, 6 deles relacionados diretamente ao combate à Covid-19 e outros 6 em setores estratégicos como agricultura, meio ambiente e energia. Os projetos de pesquisa de combate à pandemia em que os pesquisadores vão trocar experiências abrangem ações nas áreas de diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas contra a doença.

Durante a videoconferência, o ministro Marcos Pontes destacou que cientistas de todos os países estão empenhados em encontrar soluções para combater o vírus causador da Covid-19 e seus impactos. “É tempo de aprendizado, de trabalho conjunto e temos várias possibilidades de cooperação. A ciência e a tecnologia têm um papel importante e de grande valor na luta contra a pandemia.”

O secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales, reforçou que o MCTIC financia diversos projetos de pesquisa no enfrentamento da Covid-19.  “O ministério investiu quase meio bilhão de reais em pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, ensaios clínicos, testes de diagnóstico, sequenciamento e equipamentos, como ventiladores mecânicos. Podemos cooperar com a União Europeia em vários desses projetos.”

“Geminação”

O projeto “Fomentando Atividades de Geminação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, *desenvolvido por Mario Neto Borges, do lado brasileiro, e por Gianluca Rossi, do lado europeu, e coordenado pela Diretora de  Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do MCTIC, Maria Zaira Turchi, começou a ser implementado em 2019, no âmbito dos Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia

O projeto é coordenado pelo MCTIC e pela Direção Geral de Pesquisa e Inovação (DG RTD) da Comissão Europeia. A iniciativa conta com o apoio das agências brasileiras de fomento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A abertura da videoconferência contou com a participação de diversas autoridades do setor de ciência e tecnologia do Brasil e da União Europeia. Entre os presentes, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; a diretora para Cooperação Internacional do DG RTD,  Maria Cristina Russo; o representante do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Achilles , o presidente do CNPq, Evaldo Vilela; o presidente da Finep, Waldemar Barroso; e o presidente do Confap, Fabio Guedes.

Fonte: mctic

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top