skip to Main Content

À frente da ACIC, empresário de Cascavel Siro Canabarro tem na profissionalização uma das bandeiras de trabalho

Administrador de empresas de tecnologia desde 1994, empresário tem atuação na Assespro-PR/parceria Acate

Para Siro Canabarro, associativismo é a resposta para os desafios do setor de TI

Com posse marcada para o dia 18 de maio, o empresário da área de tecnologia Siro Canabarro defende a capacitação profissional como uma das bandeiras de sua gestão. Eleito por aclamação no dia 18 de abril como novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), na região Oeste do Paraná, Siro lista ainda outras prioridades para a sua gestão de dois anos.

“O fortalecimento do processo de industrialização, fortalecimento do varejo e serviços de Cascavel, investimentos em profissionalização técnica e grandes reformas nacionais”, sublinha. Para alcançar as metas, se apoia na união de esforços e no empenho de quem atua no segmento e pode compartilhar de boas ideias. “A ACIC tem uma estrutura grande de diretoria. Também, um quadro de colaboradores que estará empenhado em atingir esses objetivos”, afirma.

Um dos projetos que segue na mira do novo presidente é o ACICLABS. Trata-se de uma aceleradora e um hub de inovação iniciados há cinco anos. Siro é co-founder do projeto e, com ele, atua também Carlos Guedes, consultor e empresário de Cascavel com forte expressão dentro da entidade.

“O ACICLABS é um ambiente que integra e aproxima empreendedores, profissionais e empresários com um mesmo objetivo: participar de um movimento transformador”, comenta. A aceleradora da ACIC é uma das integrantes do Iguassu Valley – eleito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae como o melhor ecossistema de inovação consolidado do Brasil – e foi uma das primeiras do Sul do país neste modelo e referência para outras entidades que também buscam informações de gestão do modelo. “Ao mesmo tempo em que abriga startups e se torna uma extensão de empresas e parceiros, a ACICLABS realiza inúmeros eventos voltados a criar e a consolidar uma cultura de inovação entre empresários dos mais diferentes ramos de atividades”.

Atuação no PR

Aos 52 anos e militando na área de tecnologia desde 1994, o empresário é nome conhecido das rodas de negócio e de debates sobre os temas que envolvem tecnologia. Siro é associado da Assespro-PR/parceria Acate, entidade que representa o setor no estado. Nela, já foi vice-presidente de articulação política e, também, de marketing. Ele também já participou como diretor de outras instituições, entre elas, a Iguassu IT, Iguassu Valley e IPDTEC. Na própria ACIC, Siro já esteve à frente de pastas temáticas e já exerceu a função de vice-presidente.

“Entendo que os grandes desafios para o setor de TI estão na robotização, inteligência artificial e 5G. Por isso as empresas têm que ficar muito ligadas e não perder o ‘time’ dessas tecnologias”, afirma o empresário que é dono da Tecinco Tecnologia.

No Paraná, desde dezembro passado, o empresário acompanha a evolução da Assespro que, em um novo posicionamento, buscou aproximação com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Santa Catarina, no sentido de buscar uma jornada ainda mais profissional e empreendedora para seus associados. Siro é defensor do espírito do associativismo que, na prática, significa “tendência ou movimento dos trabalhadores de se congregarem para a defesa de seus interesses”.

“Vejo no associativismo a união de forças para poder vencer muitas barreiras e continuar acompanhando todas essas mudanças”, sublinha. “No setor de TI, o associativismo aproxima, conecta, relaciona as empresas. Pertencer a uma associação não é expor a sua empresa, mas buscar juntos o mesmo objetivo. Por ser um setor transversal, tendo participação em diversos outros setores, a TI estará em franco crescimento”, aposta.

Siro é casado, pai de dois filhos e paranaense natural de Marechal Cândido Rondon.

INFORMAÇÕES

Sobre a Assespro-PR/parceria Acate: http://assespro.org.br/

 

 

Veja também:

Back To Top