skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Brasil avança em ranking de startups e fica em 20ª posição

Levantamento global considera ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia

O Brasil ficou em 20ª posição em um ranking mundial que considera o ecossistema de inovação, o ambiente de negócios, a quantidade e a qualidade de startups, além de instituições de apoio a essas empresas de tecnologia. No ano passado, o país estava em 37º lugar na mesma lista.

O 2020 Global Rankings Report foi divulgado pela empresa StartupBlink, centro de pesquisa responsável pelo mapeamento em 1.000 cidades em 100 países.

Os países mais bem colocados no relatório são Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Canadá e Alemanha

O Brasil teve melhor desempenho nos critérios de qualidade das startups e ambiente de negócios. Mas na quantidade, ainda fica bastante atrás dos países mais bem colocados. 

Quando se considera o ranking por cidades, São Paulo é a principal arena de startups do país e ficou na 18ª posição. Outras cidades brasileiras são mencionadas no mapeamento como Rio de Janeiro (93ª posição), Belo Horizonte (101ª posição) e Curitiba (183ª).

De acordo com o estudo, o ecossistema de tecnologia no Brasil tem todas as condições de avançar ainda mais rapidamente, considerando o potencial do mercado brasileiro e a população de mais de 200 milhões de pessoas.  

“Isso é evidenciado pelo crescente número de unicórnios [empresas com valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão]”, menciona o estudo. 

Fonte: noomisblog

Veja também:

PL 4/2025 – Reforma do Código Civil | CTCIVIL: 16ª Audiência Pública – Direito das Coisas e Direito Empresarial

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
A Comissão Temporária para Examinar o PL 4/2025 realizou a terceira audiência pública dedicada aos temas de Direito das Coisas e Direito Empresarial, sob condução da senadora Tereza Cristina (PP/MS).
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 20.2026

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 18 a 22 de maio de 2026.
Continue lendo
Back To Top