skip to Main Content

É hora de o Brasil articular um ecossistema para ser relevante na IA

A Inteligência Artificial Generativa está em um momento de muita atenção, veio para ficar e cada vez vai se mostrar mais poderosa, afirmou Jéferson Nobre, membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

À CDTV, do portal Convergência Digital, o especialista disse que as operadoras precisam usar cada vez mais IA, principalmente, na análise de incidentes de segurança. “A IA vai ajudar nos casos de menor gravidade e o humano será acionado nos casos mais graves”, preconizou.

Indagado sobre a necessidade de atrair profissionais para a TI, em especial, para Inteligência Artificial e Cibersegurança, Jéferson Nobre foi taxativo: a garimpagem de talentos terá de ser feita no Ensino Fundamental. “Essas crianças precisam saber que são profissões requisitadas e que pagam bem não apenas aqui, mas no mundo”, destacou.

A possiblidade de o Brasil vir a ser um jogador global no jogo da Inteligência Artificial não é descartada, mas Nobre disse que é preciso articular um ecossistema. “Temos ações embrionárias que ainda não sinalizam o que o País quer”. Assistam à entrevista com Jéferson Nobre, membro do IEEE e professor da UFRGS.

Fonte: Convergência Digital

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top